ADESP apoia grupo “Arte em Casa” em homenagem a Mena Fiala

, , , ,

          Um dos grupos que a ADESP está apoiando no momento é o “Arte em Casa”, ele engloba artistas na área da pintura, mosaico, paisagismo e moda. Em cada evento o grupo presta uma homenagem à um artista dentro de uma destas áreas de atuação e neste final de semana é a vez de homenagear a estilista Mena Fiala, por isso, fui convidada pela ADESP como estudante de moda para acompanhar o evento.

          Mena Fiala nasceu em Petrópolis em 1908, se casou e mudou para o Rio de Janeiro, onde foi diretora da boutique de alta-costura, Casa Canadá, por 35 anos. Um de seus grandes interesses era interpretar modelos de estilistas estrangeiros, com este trabalho, nos anos 50 e 60, Mena dá notoriedade ao método de criação do prêt-a-porter no brasil.

          A Homenagem contou com a exposição de vestidos criados por Mena que fazem parte do seu acervo histórico e também com a presença da estilista e produtora cultural Cristina Seixas. Cristina é autora do livro “Casa Canadá, a questão da cópia e da interpretação na produção de moda da década de 1950”. Ela é mestre em Design, Membro Consultor da Comissão do Direito da Moda – CDMD/OAB-RJ e Membro do Conselho Superior de Moda do Estado do Rio de Janeiro. Tivemos uma longa conversa sobre a influência da moda estrangeira no Brasil, a questão da interpretação e da inovação na moda. Foi uma tarde de muito aprendizado, amo a moda dos anos 50 e essa conversa me deu mais subsídios e força para o meu TCC que terá um dos seus pilares exatamente sobre esse período da história da moda.

          O que trago deste evento como estudante de moda é: nunca abandonem a história, ela nos faz ver o que já foi testado, o que foi aprovado e o que não se deve fazer. Ter base histórica para desenvolver o novo pode ser a diferença entre tropeçar nos mesmos erros ou encontrar fórmulas revolucionárias. E é isso que nós, estudantes de Design de Moda, devemos ter em mente, não ignore o passado, use-o para corrigir erros, reforçar acertos e desbravar o novo.


Data: 25 a 27/09/2020

Local: Casa Rosa Boutique e Bistrô

Petrópolis, RJ

 

Victória Juliette M. M.

Estudante de Design de Moda

SENAI CETIQT – Barra