O QUE É MODA SUSTENTÁVEL?

O papel da sustentabilidade na Moda pelas lentes de uma estudante de Design de Moda.

 

A indústria da moda usa uma larga escala de poluente para a fabricação de produtos e esses agentes químicos são descartados na natureza gerando poluição. Além disso, o lançamento de novos produtos é dividido em duas estações anuais, o que gera a eles um curto ciclo de vida. Com o aumento da preocupação com o meio ambiente, vieram as propostas para minimizar o impacto da indústria da moda, a fim de que os processos da sua cadeia produtiva não agridam a natureza.

Com isso, surgiu a Moda Sustentável, na qual, baseada na preservação do meio ambiente, a indústria da moda inova na escolha de matérias primas alternativas que sejam biodegradáveis, na fabricação de tecidos a partir de fibras naturais, no uso do algodão orgânico, no uso eficiente dos recursos hídricos e outros meios que não afetem de modo tão negativo o meio ambiente.

O outro lado da Moda Sustentável diz respeito ao uso, como as coleções são laçadas semestralmente, o que era moda no primeiro semestre fica obsoleto no semestre seguinte e assim por diante. Com isso, o descarte por parte do consumidor também gera impactos negativos para o meio ambiente. E esse é um ponto no qual a sociedade ainda precisa buscar formas de educação para a disseminação da importância de um comportamento de consumo mais consciente em relação ao meio ambiente, no qual é importante considerar como será o descarte de peças obsoletas para que as mesmas possam ser reutilizadas não sobrecarregando a natureza e preservando assim o meio ambiente.

 05/06/2021

Victória Juliette M. M.

Estudante de Design de Moda

SENAI CETIQT – Barra

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *