Quem somos?

A ADESP é uma associação, sem fins lucrativos, que visa desenvolver ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.


Trajetória

A ADESP surgiu em 2003, quando um grupo de empreendedores e profissionais liberais começou a se reunir para analisar ações que poderiam contribuir para um desenvolvimento sustentável.

Em 2007 foi dada formatação jurídica a ADESP (Pessoa Jurídica Sem Fins Lucrativos).

Em 2010 obtivemos  o título de Utilidade Pública Municipal, e em 2012 recebemos, do Ministério da Justiça, a qualificação como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Nessa busca para desenvolver ações e projetos que possibilitassem a mobilização de diversos segmentos da sociedade, no sentido de participação e comprometimento com o processo construtivo do desenvolvimento sustentável, participamos, em dois momentos, na “Expo Petrópolis”, realizada no Hotel Quitandinha, coordenando parte da programação deste evento com seminários e temas como:

                    “Responsabilidade Social: Voluntariado para Todos”

                    “Responsabilidade Socioambiental: Construindo o Desenvolvimento Sustentável”.

Na oportunidade, a ADESP convidou empresas para apresentaram seus projetos e ações desenvolvidas no tocante à responsabilidade socioambiental, mostrando ao público sua contribuição na melhoria da qualidade de vida e trazendo assim a conscientização dessa necessidade para a construção da sustentabilidade.

Com esse propósito, a Associação tem realizado eventos, tais como:

                  “Capacitando para a Responsabilidade Social e Terceiro Setor”,

                  “Comunidades Sustentáveis”,

                  “Prêmio Master de Responsabilidade Socioambiental para Empresas e Profissionais”,

                  “Sustentabilidade Empresarial”, entre outros.


Em diversas oportunidades temos intermediado junto a instituições públicas e também junto aos empresários, a disponibilização de espaços para os artesãos que trabalham com material reciclado, apoiando a geração de renda numa atividade sustentável.

A Associação tem participado, em parceria com empresas, nas doações de diversos itens que muitas vezes fazem parte do desperdício e/ou de projetos socioambientais, e que podem suprir necessidades da comunidade, na busca de uma melhor qualidade de vida.


As ações da ADESP têm sido realizadas com o apoio, participação e contribuição de forma voluntária de vários segmentos da sociedade.

Com a qualificação de OSCIP a associação está habilitada em participar e desenvolver parcerias com a iniciativa privada e também com órgãos públicos.